Quando é a Hora de Cair Fora?

19 de novembro de 2015

Muitos profissionais sonham com o dia em que deixarão de ter um “patrão”.


Muitos se decepcionam quando isso acontece.Afinal,  existe a hora certa para  se “aposentar” da profissão de  empregado?


Um grande amigo meu, executivo de longa data e recém saído de uma multinacional onde foi  presidente  durante vários  anos, me confessou estar “cansado” – para usar um termo  um pouco mais elegante – dessa relação de subordinação e, em especial,  dessa entidade chamada “empresa”.


Minha única pergunta a ele foi:


- Você está cansado de fazer o que sabe fazer muito bem ou está cansado da sua  relação com essa empresa?


Seu semblante na mesma hora mudou e me disse:


- Não havia pensado por aí… É talvez  você tenha razão. Ainda não é hora de  eu cair fora. E lá foi ele em busca de uma nova empresa.


Eu particularmente “cai fora” muito jovem – quando ainda não tinha nada a perder, e portanto, nada a temer.


E você? Em que momento está da sua vida?


Claro que é diferente para um chefe de família uma decisão desse calibre – afinal apesar de todos os pesares  não dá para jogar fora um bom salário e todo pacote que o acompanha.


Na minha opinião, a melhor  hora de se cair fora é quando você é quem decide e essa decisão está embasada  na razão, nunca na emoção.


Na ordem inversa,  a  pior hora é quando o próprio mercado o impele a isso. Não  deixe nunca que isso lhe aconteça.


Um dia, por melhor profissional que sejamos, seremos fatalmente substituídos por alguém.  Um dia chega a nossa aposentadoria como empregado, quer queiramos ou não.


Por isso é preciso estarmos preparados.


Meu amigo hoje, além de estar de novo a frente de uma grande organização está ele mesmo empreendendo em outra área, o que ele considera ser seu projeto de médio e longo prazo.


Isso também é possível, para você: planejar seu  futuro, planejar  algo que será seu plano B,  antes que a necessidade bata à sua porta.


Dessa forma, quando sua “aposentadoria”  chegar, com muita elegância  você  dará adeus a essa etapa da vida com a certeza de que o que virá à frente será ainda melhor.

Compartilhe:
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google Bookmarks
  • RSS



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>